Como montar um lista de compras para economizar na Feira
Por mais que pareça, ir à feira não é uma das tarefas mais fáceis. Mesmo com o intuito de gastar menos, por vezes o resultado é o contrário. E tudo culpa da falta de planejamento.
Não é segredo para ninguém que o planejamento é a chave para uma boa economia. E apesar do pensamento ser o contrário, mesmo as tarefas mais simples como ir fazer a feira se tornam mais eficientes com um bom plano!
A lista de compras é um ótimo método de planejamento. A partir da lista de compras é possível controlar os gastos. Outra vantagem é que você não correrá o risco de esquecer de alguma coisa importante. De acordo com o Simplic essa é uma maneira muito eficiente de não deixar aquele item importante fora de suas compras!
Foi para ajudar você no planejamento de sua feira que a lista a seguir foi montada! Usando-a direitinho, seu orçamento vai melhorar e os desperdícios diminuir. Confira!
Lista de compras na feira
Para essa lista de compras, foi levado em consideração que as verduras, legumes e frutas mudam de acordo com a estação. Além disso, cada região tem as suas frutas e hortaliças predominantes.
Por isso, para usar a lista de maneira correta marque os produtos que você precisa comprar. Olhe em sua geladeira e dispensa e marque somente o necessário. Ao marcar os alimentos, questione-se sobre a necessidade daquele alimento.
Observe que a lista abaixo está separada por setor. Além disso, cada setor está em ordem alfabética.
Verduras
- Acelga
- Agrião
- Alface
- Alho-poró
- Almeirão
- Brócolis
- Catalonha
- Cebolinha
- Chicória
- Couve
- Couve-flor
- Espinafre
- Nabo
- Repolho
- Rúcula
- Salsa
- Salsão
Legumes
- Abóbora
- Abobrinha
- Alcachofra
- Aspargos
- Batata-doce
- Berinjela
- Beterraba
- Cará
- Cenoura
- Chuchu
- Cogumelo
- Ervilha
- Gengibre
- Inhame
- Mandioca
- Mandioquinha
- Maxixe
- Milho-verde
- Nabo
- Palmito
- Pepino
- Pimentão
- Rabanete
- Vagem
Frutas
- Abacate
- Acerola
- Ameixa
- Banana
- Caju
- Caqui
- Carambola
- Cereja
- Coco-verde
- Framboesa
- Fruta do conde
- Goiaba
- Graviola
- Jabuticaba
- Jaca
- Kiwi
- Laranja
- Lima
- Limão
- Maçã
- Mamão
- Manga
- Maracujá
- Marmelo
- Melancia
- Melão
- Mexerica
- Morango
- Pera
- Pêssego
- Romã
- Tangerina
- Uva
Dicas para ir à feira
É importante que você esteja com seu estômago bem alimentado quando for a feira. Assim, aquelas iguarias deliciosas não serão mais tentadoras do que já são. E você terá mais firmeza em dizer não a qualquer vendedor que oferecer algum tipo de guloseima a você.
Procure escolher sempre comprar as frutas, legumes e verduras da estação. Além de serem mais baratas, são muito mais nutritivas pois respeitam a ordem natural de produção.
Lembre-se de cuidar as quantidades de alimentos comprados. Frutas, legumes e verduras são perecíveis. Compre somente aquilo que você vai consumir. Mesmo que esteja em promoção.
No entanto, se caso você se passou nas compras da semana e tem frutas querendo passar do ponto em sua fruteira, congele-as. Com isso, você evitará desperdícios e terá poupas de frutas para sucos deliciosos.
É possível ir à feira e gastar pouco
Se alimentar de forma saudável se torna mais fácil a partir do momento em que você começa a tornar todo o processo mais prático. A compra faz parte desse processo.
Não deixe de marcar os alimentos em sua lista medida que for comprando-os. Isso também é um ótimo método para ajudar a controlar o que você compra e a segurar os impulsos de querer incluir o que não está na lista em duas compras.
Agora que tal contar para a gente o que mais você encontra na feira aí perto da sua casa?